sexta-feira, 4 de junho de 2010

"Na Índia houve certa vez um grande soberano"





.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.


"Na Índia houve certa vez um grande soberano, o rei do país chamado Parthia. Esse rei gostava exageradamente de cavalos e de criação de cavalos. Com o tempo, tornou-se tão perito em criá-los que conseguia não somente converter um cavalo imprestável num animal de qualidade notável, mas também podia transformar um boi num cavalo. No final, até mesmo transmutava pessoas em cavalos e cavalgava-os. Os cidadãos de seu próprio Estado ficaram tão aflitos com essa última façanha dele que ele se restringiu a transformar homens de outras terras em cavalos. Consequentemente, quando um mercador viajante veio a seu reino de um outro país, ele ofereceu-lhe uma poção para beber, tornou-o um cavalo e amarrou-os nos estábulos reais.

Mesmo sob circunstâncis ordinárias, o mercador ansiava pela sua pátria e, em particular, pensava com saudade em sua mulher e em seu filho. Portanto, ele achou a sua sina muito difícil de suportar. Porém, como o rei não permitia que voltasse para casa, ele não poderia fazê-lo. Na verdade, mesmo que tivesse sido possível, o que poderia fazer lá em sua atual forma ? Assim, tudo o que lhe restava era lamentar o seu destino.

Esse homem tinha um filho que, quando o seu pai deixou de regressar no tempo esperado, começou a imaginar se seu pai havia sido morto, ou talvez tivesse adoecido. Sentindo que, como filho, deveria descobrir o que havia acontecido com o seu pai, partiu para uma viagem. Sua mãe lamentou-se, queixando-se de que seu marido já tinha ido para uma outra terra e deixado de voltar, e que se ela agora fosse abandonada pelo seu único filho também, não saberia como prosseguir. Mas o filho estava tão profundamente preocupado com o pai que, mesmo assim, pôs-se a caminho de Parthia em busca dele.

(Ao chegar lá) alojou-se por uma noite numa pequena hospedaria. O dono da casa disse: "Que tristeza! Você é ainda tão jovem, e posso ver pelo seu semblante e postura que é uma pessoa distinta. Tive um filho um dia, mas ele partiu para um outro país e talvez tenha morrido lá. Pelo menos não sei o que sucedeu com ele. Quando penso no destino de meu próprio filho, mal posso olhar para você. Digo isso porque aqui neste país temos uma causa para grande pesar. O rei deste país é tão exageradamente afeito a cavalos que se aventura a fazer uso de uma estranha espécie de planta. Se ele dá uma das estreitas folhas dessa planta para uma pessoa comer, ela transforma-se num cavalo. Se ele oferece uma das folhas largas da planta a um cavalo, este torna-se uma pessoa. Não faz muito tempo, um mercador veio aqui de um outro país. O rei deu-lhe algumas folhas dessa planta, transformou-o num cavalo, e está mantendo-o secretamente confinado no primeiro de seus estábulos reais.

Quando o filho escutou isto, pensou que seu pai provavelmente deveria ter sido transformado num cavalo, e perguntou: "Qual é a cor do pelo do cavalo?"

O dono da casa respondeu: "O cavalo é castanho com manchas brancas nas costas".

Após ter-se informado de todos esses fatos, encontrou uma maneira de aproximar-se do palácio real, onde conseguiu roubar algumas folhas largas da estranha planta. Quando deu-as ao seu pai, que havia sido transformado num cavalo, ele voltou à sua forma original.

O rei do país, maravilhado com o que ocorrera, entregou o pai ao filho, pois este havia mostrado ser um grande modelo de preocupação filial, e depois disso nunca mais transformou homens em cavalos.

Quem senão um filho teria percorrido tal distância à procura de seu pai ? O venerável Maudgalyayana salvou sua mãe dos sofrimentos do mundo dos espíritos famintos, e Jozo e Joguen persuadiram o pai a abandonar suas idéias heréticas. É por isso que se diz que um bom filho é o tesouro dos pais. Agora, o falecido Abutsubo foi um habitante de uma ilha erma e distante no mar do norte do Japão. No entanto, estava receoso a respeito de sua existência futura, e assim assumiu votos religiosos e aspirou à felicidade na próxima vida. Quando encontrou a mim, Nitiren, um exilado na ilha, ele abraçou o Sutra de Lótus e, na primavera do ano passado, tornou-se um Buda. Quando a raposa do Monte Shita encontrou a Lei do Buda, ficou insatisfeito com a vida, almejou a morte, e renasceu como o deus Taishaku. Da mesma maneira, Abutsu Shonin ficou cansado de sua existência nesse mundo impuro e, portanto, tornou-se um Buda.

Seu filho, Tokuro Moritsuna, seguiu seus passos, vindo a ser um sincero devoto do Sutra de Lótus. No ano passado, no segundo dia do sétimo mês, ele apareceu aqui em Minobu, em Hakuri, na província de Kai, tendo viajado mil ri por montanhas e mares com cinzas de seu pai penduradas em seu pescoço, e depositou-as no lugar dedicado à prática do Sutra de Lótus. E, este ano, no primeiro dia do sétimo mês, ele veio novamente ao Monte Minobu para visitar o túmulo de seu pai. Com certeza, não existe tesouro maior do que um filho, nenhum tesouro maior do que um filho !

Nam-myoho-rengue-kyo, nam-myoho-rengue-kyo.

Nitiren,

Em 2 de julho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário